sábado, 14 de janeiro de 2017

Entrevista relâmpago com Marco Valença.

Como se define Marco Valença por ele mesmo? 

"Se for para me definir em uma palavra digo que sou, essencialmente, poeta. Quando fotografo, escrevo um roteiro, leio um texto, canto, faço letras de canções, produzo um show, um disco, um livro ou uma exposição, ainda assim sou poeta. Uma pessoa que trabalha com palavras e pelas palavras, mesmo quando a matéria é uma imagem, um som ou um objeto, em meu trabalho a poesia está presente."

Marco Valença.
Cine Clipe Musical – Fale um pouco da tua vida artística, como começou e quais as suas aspirações.

Marco Valença - Nunca fui, e não sou, um profissional da arte. Mesmo com canções gravadas comercialmente, livros editados, exposições de fotografias, sustentei a vida fazendo produção de vídeos, eventos e espetáculos, estes sim voltados para a literatura, teatro, dança e, principalmente, música.

Comecei a escrever na escola e nunca mais parei. Meu primeiro poema publicado data de 1969. Devo a Magnólia Brasil e a Hermínio Bello de Carvalho os primeiros grandes incentivos para seguir criando.


C.C.M.  - O que é arte pra você?

M.V.  - Como disse o querido poeta Ferreira Gullar: "A arte existe porque a vida não basta". Quando um artista cria uma obra, ele próprio se recria e também à vida. A partir de cada momento de criação, nunca mais a vida será a mesma, muito menos o artista.

C.C.M. – O que mais te emociona e faz feliz?

M.V. -  A expressão humana brotando da arte sincera, bela e sem medidas. E também a generosidade da natureza em água, terra, fogo e ar, vegetal, mineral e animal.

C.C.M.  – Quais seus livros, músicas e filmes preferidos?

M.V. - Impossível definir isto. Não dá nem pra justificar por quê. Só a riqueza incomensurável da música popular brasileira...

C.C.M.  - Como foi, para você, viver a experiência de participar do videoclipe "Alma Lavada", comemorando os 10 anos do projeto Cinema Possível?

M.V. - Na verdade, a notícia de que Alma Lavada, canção minha e de Paulo Ciranda, parceiro em centenas de canções, me pegou de surpresa. Não sabia do projeto. Agradeço a Jiddu Saldanha & Cinema Possível a escolha de nossa música como tema do vídeo. Gosto muito, vibro e aplaudo o belo trabalho que vocês todos construíram. Meu abraço.

Para conhecer a arte de Marco Valença: www.marcovalenca.com

Assista o Clipe


2 comentários:

  1. Grato a Jiddu Saldanha por poder participar desta criação. Parabéns a todos pela poética realização.
    Marco Valença.

    ResponderExcluir