quinta-feira, 16 de maio de 2013

Entrevista com Andra Valladares


Ela compôs a melodia para o poema de Florbela Espanca "Maria das Quimeras" e nos deu a honra de criar um videoclipe que acompanhasse a sensibilidade proposta nas imagens tanto do poema quanto da melodia. Vamos conhecer melhor quem é Andra Valladares.

BIOGRAFIA

Andra Valladaresé radicada na cidade de Vila Velha/ES desde os três anos de idade. Exerce a profissão de advogada e atua no cenário cultural como cantora/compositora e poeta/escritora. Publicou poemas e textos em aproximadamente 30 antologias literárias, jornais, revistas e diversos sites literários. Em janeiro de 2012, lançou o CD "Andra Valladares", seu primeiro trabalho musical autoral que tem patrocínio da Lei Vila Velha Cultura e Arte e Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES. É integrante do grupo lítero-musical "Vozes da Vila" e do grupo “Cantaversos”, possuindo, este último, um repertório voltado para o público infantil. Escreve poesias em diversos gêneros, tais como: poesia livre, haicai, poetrix, rondel, poesia infanto-juvenil, dentre outros. É membro e atual Presidente da Academia de Letras Humberto de Campos (Vila Velha/ES) e também membro correspondente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL). 

 

 CINE CLIPES MUSICAIS – Como foi que a música apareceu em sua vida?
A música surgiu em minha vida como uma necessidade de expressão. Desde criança sempre encantada por música, contudo, apenas depois de formada e com cinco anos de atuação na advocacia, foi que essa necessidade “gritou” dentro de mim. Sentia um grande vazio e a sensação de que faltava algo em minha vida, quando decidi participar de um coral e percebi que a música era aquilo que eu procurava.

ANDRA VALLADARES – O que você gosta de ouvir e o que você nunca vai deixar de gostar de ouvir?
Não me prendo a rótulos, gosto de música boa e acho que independentemente do gênero musical o que vale é quando fazemos algo que nos agrada. Na música popular, além da melodia, também dou enorme valor à letra. Sou grande apreciadora da música brasileira, especialmente da MPB, bossa nova e samba. Certamente nunca deixarei de ouvir Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Noel Rosa, Chico Buarque, Toquinho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Bosco, Ivan Lins, Elis Regina, Nara Leão e outros grandes nomes que compõem esse vasto e riquíssimo repertório da música popular brasileira. Com eles aprendo muito e também me inspiro para compor.


CCM – Além de cantora você é escritora, onde essas duas artes se encontram?
AV - As duas artes se encontraram justamente no momento que resolvi trilhar pela carreira musical. Entrei em uma escola de música e concomitantemente, comecei a devorar livros de poesia, pois, apesar de ter facilidade para escrever por ter sempre sido uma boa leitora e também advogada,a linguagem poética é bem peculiar. Assim, além de ler obras de diversos poetas, também comecei a estudar os fundamentos da poesia e fui me encantando com esse mundo de opções e estilos que surgiram diante dos meus olhos, até chegar ao ponto onde a música e a poesia passaram a ter o mesmo peso de importância no meu crescimento como artista. Por uma grande obra do destino, essa paixão e interesse, especialmente pela poesia, trouxe-me um reconhecimento muito maior na literatura que na música.

CCM – Você tem preferência por um tipo específico de literatura? O que você gosta de ler?
AV - Gosto muito de ler romances e contos mas minha grande paixão é a poesia, sem a menor sombra de dúvida.  Dentre os poetas destaco Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Florbela Espanca e Manuel Bandeira. Costumo ler muita poesia, estilos poéticos variados, autores antigos, novos, consagrados ou não. Todavia, se tivesse que separar cinco autores para ler o resto da minha vida, escolheria esses que citei acima por me identificar muito com eles.

Veja vídeo de haicais de Andra Valladares:


CCM – Fale um pouco dos teus projetos, experiências, vivências, estrada, você é artista viajante o fixa no seu lugar?
AV - Os projetos são muitos, meu grande problema é o foco, aliás, já não tenho certeza se isso é problema ou solução (rs). Não costumo ter “um foco” apenas, tenho vários “alvos” ao mesmo tempo, se não acerto em um acabo acertando em outro. Sempre tive a mente muito ativa e fértil, a criatividade sempre foi minha grande virtude, desde criança. Isso me causou alguns transtornos na vida escolar por não conseguir me fixar por muito tempo no que os professores ensinavam na sala de aula e ainda hoje me atrapalha um pouco pela falta de concentração nos “projetos”.  Mas mesmo sendo um tanto desorganizada em certo ponto, por outro lado, essa falta de “foco” (que não deve ser confundido com falta de vontade, nem interesse e muito menos de trabalho), amplia meus horizontes. Isso tem me trazido tanta coisa boa que não posso reclamar. Passei alguns anos plantando e nos últimos anos, minha colheita tem sido farta. Muitas coisas incríveis têm acontecido na minha vida, especialmente nos últimos três anos.
Meus projetos atuais mais urgentes são o lançamento dos meus livros, pois estou com muito material acumulado e ainda não alcei meu “voo solo” na literatura.Entretanto, resolverei isso ainda este ano, pois já estou com um livro de poesias (“Entre Versos e Canções”) pronto para mandar para a editora, e outro de literatura infantil (“Cantador”) que colocarei para concorrer em um Edital da SECULT/ES este mês; além de um livro de poemas infantis bilíngue (português/inglês), com tradução para o inglês realizada por meu confrade Paulo De Paula e sua nora Beth Hobbs que pretendo enviar para editoras especializadas.

“Valorizo minha terra, meu lugar. Sou ave migratória que gosta de retornar para o ninho para descansar as asas...”

CCM – O que você recomenda para os jovens artistas que querem conhecer a música e a literatura?
AV - Recomendo que tentem conhecer o máximo possível de gêneros literários e musicais, pois assim, além de enriquecerem sua cultura geral, terão uma ampla gama de opções para se dedicarem ou se inspirarem. Em qualquer área de atuação, o conhecimento é fundamental. Beber de várias fontes aguça o senso crítico e faz com que o artista tenha mais desenvoltura no momento de criar.

CCM – Quem é Andra Valladares por Andra Valladares?
AV - Sou um pássaro que fugiu da gaiola e apesar das asas frágeis, aprendeu a voar. Às vezes traço planos, noutras deixo-me levar pelo vento. Assim vou realizando meus sonhos, meio planejados, meio ao acaso... Acima de tudo, sou alguém que sabe admirar as paisagens, por acreditar que, por mais gratificante que seja alcançar o sonho, nossa história é construída no voo. 


Veja making of do videoclipe Maria das Quimeras


Um comentário: